PERÍCIA EM INCÊNDIO

COMPARTILHE
PERÍCIA EM INCÊNDIO

PERÍCIA EM INCÊNDIO

O domínio de metodologia científica aliado a experiências práticas envolvidas em atividades de emergências geram aos profissionais da RTC – Gestão de Riscos e Treinamentos grande oportunidade de contribuições em perícias extrajudiciais de incêndios (Off Duty Investigation) para fins de determinação de causa, planejamento de temporadas críticas e treinamentos específicos na área de incêndios florestais ou em cobertura vegetal.


Os incêndios florestais ou em cobertura vegetal são causados ​​por condições ambientais variáveis: carga de combustível, vento, clima, topografia.

Atividades de supressão de incêndio podem influenciar a progressão natural do fogo e afetar os padrões de incêndio que o investigador terá que interpretar. Em muitos casos, o incêndio destruiu uma grande área, possivelmente destruindo as evidências de sua causa. Depois que o fogo é suprimido, qualquer evidência restante pode ser submetida e degradada pelas condições climáticas antes que o investigador tenha a oportunidade de preservar e coletar a amostra. As possíveis causas dos incêndios florestais ou em coberturas vegetais são variadas e imprevisíveis, naturais ou causadas pelo homem.

Incêndios florestais ou em coberturas vegetais não são incêndios estruturais ao ar livre. Os fatores que influenciam o desenvolvimento do incêndio, as táticas de supressão e as nuances da investigação do incêndio são diferentes. 

Afiliados a IAFI (IAFI (International Association of Fire Investigators)  e NFPA (NATIONAL FIRE PROTECTION ASSOCIATION), seguimos as melhoras práticas de investigação, gestão e treinamentos para incêndios florestais ou em coberturas vegetais.

Completo alinhamento à Prática Recomendada ABNT PR 1014 – Guia de Requisitos e Procedimentos Básicos para Combate a Incêndio Florestal.