top of page

Aplicação da NFPA 68 -Standard on Explosion Protection by Deflagration Venting

Gabriel Fonseca Ament


Rodrigo Thadeu de Araújo


Com o crescimento do interesse e preocupação envolvendo os riscos de incêndio e explosão por pó combustível, cada vez mais se torna evidente e visível a necessidade de se aplicar normas técnicas nos setores e indústrias em que esse risco está presente.


A NFPA 68 se apresenta como uma norma técnica que propõe soluções de proteção contra explosões envolvendo partículas sólidas combustíveis. Conhecendo-se o pentágono do fogo, é sabido que o confinamento é o parâmetro responsável por gerar a explosão, e por isso a solução evidente é desfazer a condição de confinamento. Através disso, a norma propõe o dimensionamento e instalação de janelas/painéis de ventilação. Tal aparato, instalado diretamente na estrutura externa de equipamentos fechados como esteira transportadoras, elevadores de caneca e silos, tem como função liberar a pressão interna do equipamento, criada por um início de incêndio ou explosão, de forma a evitar ou minimizar os danos ao equipamento.


Com isso, uma consultoria e, consequentemente, um projeto amplo de prevenção e controle de explosão, tornam-se itens fundamentais para uma solução eficiente contra o risco de dano não só ao equipamento e às estruturas, mas também à vida. Pois, é necessário que ocorra o preciso dimensionamento dos painéis segundo a pressão interna máxima suportada pelo invólucro, juntamente com correções de dimensionamento segundo parâmetros secundários, influenciados pela dimensão do equipamento, ambiente em que se encontra, inércia dos painéis, entre outros. Juntamente aos painéis, ainda se faz necessário o estudo da viabilidade do uso de dutos de ventilação ou supressores de fogo com retentor de partícula, como forma de também garantir a segurança e evitar danos à vida.


Necessário e importante na tomada de decisão de sistemas protetivos, é a completa integração com dispositivos legalmente exigidos por órgão fiscalizadores através dos Decretos Estaduais de Emergências e Pânico.


Estamos aptos a contribuir através de consultoria e/ou projetos de sistemas protetivos para áreas envolvendo pó combustível, embarcando todos os conceitos da NFPA – 68 e normas aplicáveis.


Normas de Referência:

  • ABNT NBR 15662: Sistemas de prevenção e proteção contra explosões – Gerenciamento de riscos de explosões;

  • ABNT NBR 16385: Sistemas de prevenção e proteção contra explosões – Fabricação, processamento e manuseio de partículas sólidas combustíveis – Requisitos;

  • NFPA 61: Standard for the Prevention of Fires and Dust Explosions in Agricultural and Food Processing Facilities;

  • NFPA 68: Standard on Explosion Protection by Deflagration Venting;

  • NFPA 69: Standard on Explosion Prevention Systems;

  • NFPA 654: Standard for the Prevention of Fire and Dust Explosions from the Manufacturing, Processing, and Handling of Combustible Particulate Solids.

377 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page